VW Fusca 1968 Vermelho Cereja – Projeto completo de reforma

Fusca 68 - Z28 Garage oficina mecanica funilaria e pintura

Na reforma deste Fusca 1968, com a finalidade de preservar todas as suas características originais, a equipe da oficina Z28 Garage pode demonstrar toda sua capacidade na arte da funilaria, pintura e mecânica para uma completa reforma de carros antigos. Este projeto exigiu preparo e criatividade, com muita disciplina para sua execução. E o resultado não poderia ser outro: uma verdadeira obra de arte para os amantes do antigomobilismo.

Este VW Sedan (nome original dos Fuscas até 1983, quando finalmente a Volkswagen do Brasil adotou o apelido que o tornara famoso) de propriedade de Luiz Antonio, apresentava tanto um bom estado em sua estrutura como no nível de originalidade quando chegou à Z28 Garage. Porém, podres nos assoalhos e na caixa de ar do lado esquerdo, além de avarias na lataria, pintura e uma mecânica bem comprometida.

Nas etapas de reforma do veículo, inicialmente houve o desmonte completo do carro, separando inclusive a carroceria do chassi para que a sua funilaria e pintura fossem feitas em paralelo às das peças da carroceria, com o propósito de um melhor resultado em qualidade e prazo de todo o projeto.

O trabalho de funilaria da equipe da Z28 Garage seguiu com um verdadeiro trabalho artesanal de recuperação e restauração de carros antigos. Os pára-lamas, entre outras partes da lataria, foram rebatidos e limados para terem o alinhamento original. No chassi, novas chapas de assoalhos foram fixadas com ponteado de soldas exatamente nos mesmos lugares originais, seguindo o padrão de fábrica, assim como a nova caixa de ar do lado esquerdo, original do Fusca 96, conhecido como Itamar, onde também foi reconstituída manualmente a saída de ar quente no pé do motorista, item existente na época do Fusca 68.

E para que o trabalho de funilaria fosse fiel às características de quando este Fusca saiu da fábrica 0km, o chassi e a carroceria foram montados por completo e desmontados 3 vezes para conferência. Na 1a vez para checar o encaixe e medidas do chassi na carroceria. Na 2a vez, já com os assoalhos ponteados por completo no chassis, para conferir a abertura e fechamento de portas e tampas do motor e porta-malas, assim como alinhamento dos pára-lamas, vincos e frisos. Na 3a vez, o chassis recebeu impermeabilização e vedação junto à carroceria, que já havia sido pintada, para a montagem final.

Na preparação e pintura, a Z28 Garage utilizou a linha de alto segmento Wanda, desde o primer até a tinta tipo PU, na cor original vermelho cereja.

Na mecânica do veículo, a equipe da Z28 Garage realizou a montagem completa com peças novas, tanto na suspensão, freios como no câmbio 1300. A parte elétrica foi inteiramente revisada e o motor, que nunca tinha sido aberto, recebeu o kit completo novo, montado nos blocos originais, respeitando as especificações técnicas originais de fábrica.

A tapeçaria realizada por parceiro, foi inteiramente feita conforme as características originais, desde o forro até o assoalho Já na etapa de montagem do Fusca na Z28 Garage, todos os parafusos da carroceria e pára-lamas foram trocados por novos em aço inox. Os vidros originais receberam novas borrachas e canaletas. Assim como novos pára-choques, faróis, lanternas, estribos, calotas e 5 pneus com faixa branca.

O trabalho completo de reforma deste legítimo VW Sedan 1968 pela Z28 Garage, que levou 8 meses para sua execução e que agora está pronto para receber placas pretas, teve uma feliz coincidência em seu término: foi finalizada justamente no mês do dia nacional do Fusca, dia 20 de janeiro. E a sua primeira aparição para o público ocorre no 1º encontro de carros antigos de 2010 em Campinas, organizado pela V8&Cia, realizado no dia 31 de janeiro no Galleria Shopping. Evento que homenageia justamente ele: o Fusca.

Confira fotos de algumas etapas desta reforma e o resultado deste trabalho. Também, um vídeo realizado logo após a montagem da mecânica:

                                     

Tags: , , , , , , , ,

This entry was posted on sexta-feira, janeiro 29th, 2010 at 11:06 pm and is filed under Projetos. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. Both comments and pings are currently closed.

22 Responses to “VW Fusca 1968 Vermelho Cereja – Projeto completo de reforma”

  1. Daniel
    11:02 am on fevereiro 8th, 2010

    Sou apaixonado por carros antigos, principalmente os fuscas.
    Já tive um fusca 69 da mesma cor, estava muito conservado, mas nem se compara com este.
    Parabéns pelo trabalho, serviço muito bem feito com muito capricho. Continuem com este trabalho maravilhoso. Abraço

  2. Demetrio Novelli
    7:02 pm on fevereiro 8th, 2010

    Daniel,obrigado pelo seu elogio,eu e toda minha equipe agradece.

  3. Vanessa
    2:43 pm on maio 11th, 2010

    Muito Bonito o trabalho de vocês! Parabéns!
    Ganhei um fusca do meu avô, e ele está em bom estado. Mas gostaria de melhorar a parte interna (estofados) e fazer funilaria e pintura. Teria como vocês me passarem por e-mail um idéia de preço?
    Agradeço desde já!!

  4. Diógenes Laércio Gonçalves
    4:05 pm on maio 21st, 2010

    Boa tarde, estou comprando um fusca 66 da cor do seu, motor 1200, hovi dizer que ele da problema na bomba de gasolina quando esta muito calor ou dias quentes. Isto é verdade? Como posso solucionar?

    Obrigado,

    Diógenes.

  5. Marcello Vargas
    3:00 pm on julho 12th, 2010

    Impressionante o cuidado e carinho com a reforma deste carro…Vocês todos estão de parabéns, sinceramente.

    Tenho um Fusca 1967 e gostaria de saber quanto ficaria a reforma do mesmo (serviço + material) e mais ou menos quanto tempo demora.. Embora meu desejo não seja a placa preta, ele conserva ainda bastante originalidade. Um grande abraço!

  6. Fabião
    12:29 pm on julho 30th, 2010

    Demétrio, parabéns pelo 68 do Bola…ficou perfeito.
    Agora vamos começar a mexer na 62 hein…
    Abração.

  7. Demetrio
    4:38 pm on julho 30th, 2010

    Boa tarde Fabião

    Obrigado pelo elogio,vamos começar em breve o seu tambem,sera um prazer.

    Valeu
    Demetrio

  8. Luiz Donizete Mafra
    11:56 am on setembro 24th, 2010

    Bon dia!
    Sou apaixonado por carros antigos tenho um fusca 68 que precisa ser reformado porem sei que para fazer um serviço desse não fica barato. Sou de Blumenau SC. e estou querendo reformar meu fusca gostaria de ter uma idéia ou orçamento para reformá-lo podes me ajudar? Podes me mandar uma noção de valor? Seria funilaria, pintura e elétrica, não vou mexer na parte mecânica, seria o serviço que foi feito nesse fusca menos a mecânica. Poderia me informar o mínimo e Maximo que iria gastar? E onde conseguiria as peças originais tipo a galhada do pára-choque do meu esta muito detonada (enferrujada e com alguns pontos de solda.)
    Parabéns pela reforma ficou maravilhoso uma obra prima.

    Abraço
    Luiz

  9. Demetrio
    1:15 pm on outubro 14th, 2010

    Obrigado pelo elogio.

    Outras informações mandarei por email.

    Demetrio Novelli

  10. Bruno
    7:23 pm on outubro 19th, 2010

    Olá.
    Estou iniciando agora nessa jornada de reformar um fusca.
    procurei no google por fusca e encontrei o site de vocês…e o melhor esse lindo projeto finalizado que vocês tem como amostra de seu trabalho.
    meus parabéns.
    Tenho um fusca 69.
    e preciso dar alguns reparos nele.
    gostaria de saber se possivel quanto sairia mais o menos para eu trocar o cabeçote da suspenção e as 2 caixa de ar.
    Obrigado e parabéns

  11. FERNANDO
    10:27 pm on novembro 23rd, 2010

    Boa noite.

    Quero parabeniza-los pela restauracao. LINDO TRABALHO.

    Gostaria de mais informacoes para restaurar um VW 1600 sedan e portas, o popular Ze do Caixao 1969. Ele esta na cor cinza e gostaria de voltar a cor original(vermelho cereja) e torna-lo o mais original possivel. Aguardo contato.
    Mais uma vez, Parabens.

  12. Jônatas Terron
    3:42 pm on dezembro 22nd, 2010

    Muito boa a reforma. Parabéns.
    Queria fazer isso no fusca que tenho como herança, meu avô comprou zero em 1967 e nunca saiu da familia, mas está parado faz uns 5 anos, precisaria fazer tudo como esse vermelho e como é um ano de diferença, teria como passar um valor de quanto gastaria para reformá-lo?
    Grato,
    Jônatas Terron

  13. Andre
    9:32 am on janeiro 2nd, 2011

    Meu pai possui um fusca 1972 (1500). Eu e minhas irmãs estamos procurando uma empresa para restaura-lo. O carro ainda possui alguma originalidade, mas mesmo o que é original precisa de substituição (bancos, estofados, etc.). As colunas de ar foram retiradas em uma lanternagem. O motor já foi retificado uma vez. Enfim, gostaria de saber quanto aproximadamente custaria uma reforma de um carro em mau estado de conservaçõ? Sei que é difícil passar um valor mas gostaria de ter uma idéia de grandeza

  14. Paulo
    11:06 am on janeiro 24th, 2011

    Bom dia,

    Tbm gostaria de saber uma base de preço,
    tenho um chevette ano 79 e um fusca 75 e gostaria de restaurar os dois, pois estao muito alinhados e não posso levar em qualquer um, seria para fazer funilaria e pintura. Queria saber uma base de quanto vou gantar, os dois estao com uma otima estrutura. Quanto ficaria se caso quisesse colocar um motor de astra no chevette.

  15. Sandro
    12:26 am on março 15th, 2011

    Conheço o Demetrio e sua equipe, e realmente são muito profissionais e talentosos.Este Fusca, tive a oportunidade de ver pessoalmente, e parace ” Zero”, restauração muito bem feita, com todos os detalhes de originalidade feitos com muito capricho.
    Tenho uma Fuscão 1972, que levarei para restauração de pintura em breve!Aliás, a única equipe, que tenho confiança em deixar meu carro pra este serviço em Campinas, são eles da Z28.

    Um abraço,

    Sandro

  16. eduardo
    10:07 pm on março 17th, 2011

    adorei o fusca gostaria de reformar o meu assim. a sua oficina fica aqui rj. Parabéns

  17. Daniel Simon
    1:20 am on abril 22nd, 2011

    Cara, gostei do fusca. Tem como me passar uma noção de quanto custa para reformar? Tenho um fusca do mesmo ano e gostaria de fazer esse orçamento. Sou de Santos – SP.

    Valeu!

  18. Clovis Borges
    10:28 pm on junho 4th, 2011

    Demétrio, boa noite! chegou hj o fusca 61 que acabei de adquirir, preciso de uma boa restauração! Seria possível um orçamento inicial por fotos? Tirei umas 50 fotos e preciso mdo orçamento. Estou a 350 de Campinas, se der certo coloco a carro na prancha e levo aí, 0k? abração…aguardo o seu email de retorno.

  19. serginho
    1:15 pm on julho 12th, 2011

    oi amigo gostei muito do seu trabalho ficou d+++++, amigo me responda uma coisa por favor tenho um fusca 1969 mais ta muito feio gostaria de deixar asim como o seu. sabe me diser o custo desse trabalho se não for te emcomodar desde ja te agradeso pelo sua atenção abraços!

  20. Lener Ribeiro
    5:30 pm on julho 22nd, 2011

    Prezado Demétrio Novelli,
    Congratulando-me com você e toda a equipe da Z28 Garage, os quais além de profissionais altamente capacitados – verdadeiros artífices do antigomobilismo como um todo – venturosamente ajudam a manter acesa a chama da exaltação de milhões de pessoas pelo incomparável Fusca, tenho a honra de me dirigir a Vossas Senhorias para expor e ao final solicitar o quanto segue:
    • Tenho a grata satisfação de possuir um Fusca 69, verde folha, que meu pai adquiriu zero km através de consórcio;
    • Antes de meu pai pegar esse VW fomos a inúmeros “sorteios” do consórcio que nunca deu “bola preta” (para nós), tendo sua obtenção ocorrido através de “lance”, só no final da fila de consorciados. Eu tinha 11 anos, e uma das poucas coisas que me recordo dessa época são a visão, o cheiro e o gosto do amendoim e da Coca-Cola que serviam durante esses sorteios, além é claro, daquele dia inesquecível que meu pai nos levou para o primeiro passeio em família, na apresentação do que se tornaria a paixão de todos nós;
    • Depois, em 1977, com 18 anos, já Cadete da Academia do Barro Branco e devidamente habilitado como motorista, esse foi praticamente meu primeiro carro, pois meu pai o cedia aos finais de semana, quando de minhas folgas (imaginem as imensas oportunidades que um carrinho desses pode proporcionar para um jovem Cadete da Polícia Militar do Estado de São Paulo…);
    • Hoje ele continua todo original, mas seriamente maltratado, pois meu caseiro utilizou-o para transportar os pedreiros que fizeram uma obra em minha chácara, tendo tomado conhecimento que foi usado, inclusive, para carregar material de construção (cal, cimento, areia e até bloco!);
    • Ele está funcionando, porém em razão dessa utilização irregular e pelo fato de estar a mais ou menos três anos sem uso contínuo, necessita de uma revisão mecânica geral, uma considerável reforma na lataria e uma profunda reformulação do estofamento (provavelmente troca total dos revestimentos);
    • Finalmente, nos últimos dias ao navegar por inúmeros sites especializados em restauração e reforma de veículos tive a honra de me deparar com o “z28garage.com.br/blog/” e conhecer do entusiasmo e da apurada técnica com que os profissionais da Z28 Garage tratam dos veículos sob sua responsabilidade. Vi que na reforma do Fusca 1968, vermelho cereja, com a finalidade de preservar todas as suas características originais, a equipe demonstrou toda sua capacidade na arte da funilaria, pintura e mecânica. Certamente, este projeto exigiu preparo e criatividade, com muita disciplina para sua execução. E o resultado não poderia ser outro: uma verdadeira obra de arte para os amantes do antigomobilismo.
    Diante do exposto, pergunto:

    - Para que sua equipe repita esse verdadeiro trabalho artesanal de recuperação e restauração adotado no sedan vermelho, com o desmonte completo do carro, separando a carroceria do chassi para que a sua funilaria e pintura sejam feitas em paralelo às das peças da carroceria, com o propósito de um melhor resultado de fidelidade às características de fábrica, com mecânica e montagem completa com peças novas, revisão da parte elétrica e ainda com abertura do motor para verificação de seu estado, qual seria a estimativa de preço para meu 69 verde folha?
    Reiterando meus mais veementes cumprimentos pela excelência do trabalho que realizam, desde já agradeço e aguardo por um pronunciamento.
    Atenciosamente,
    Lener Ribeiro

  21. Eduardo Campos
    11:08 am on julho 25th, 2011

    Parabens pelo resultado final. Irei telefonar para agendar uma visita em sua oficina e poder programar a restauração do meu carro.

  22. Luiz Fernando
    10:50 pm on outubro 10th, 2011

    olá, temos na familia um fusca 68 e gostaríamos de saber de quanto seria o investimento de restauraçao (como foi feito no fusca 68 vermelho)made-nos a resposta via e-mail por favor, obrigado, esperamos anciosos, o fusca se encontra como o vermelho antes da restauração.